Covid-19 faz expectativa de vida dos brasileiros cair pela 1ª vez desde 1940 - Seridó 360

Post Top Ad

test banner

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Covid-19 faz expectativa de vida dos brasileiros cair pela 1ª vez desde 1940


A pandemia da Covid-19 , doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), fez a expectativa de vida ao nascer dos brasileiros diminuir pela primeira vez desde 1940, apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento do órgão, a longevidade no País também teve queda de dois anos.

Com a mudança, as estimativas para os próximos anos mostram que a pandemia vai reverter a tendência observada nas últimas décadas, que passou, pouco a pouco, a registrar maior tempo de vida dos brasileiros.

O cenário depende, no entanto, da capacidade que o governo vai ter de vacinar a população durante o ano de 2021, sendo essa a única forma definitiva de reduzir drasticamente o número de mortes. Caso isso não ocorra, as quedas nesses dois índices pode se estender por mais um ano.

Em 1940, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de 45,5 anos. Desde então, com a redução da mortalidade infantil e os avanços na medicina, o número vem crescendo consistentemente. Em 1980 chegou a 62,5 e, no ano 2000, a 69,8. Nos últimos vinte anos, os ganhos foram um pouco mais lentos, mas, mesmo assim, nunca se registrou um decréscimo.

De acordo com os últimos números divulgados pelo IBGE, em novembro, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de 76,6. E poderia ser ainda mais alta se não fosse a violência urbana, que costuma vitimar principalmente homens jovens. Tanto que a expectativa de vida das mulheres era de 80,1 anos, contra 73,1 anos dos homens.

Por iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner