Arqueólogos descobrem fábrica de cerveja ‘mais antiga do mundo’ no Egito - Seridó 360

Post Top Ad

test banner

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Arqueólogos descobrem fábrica de cerveja ‘mais antiga do mundo’ no Egito


Uma fábrica de cerveja que pode ter sido construída e colocada em funcionamento há cinco mil anos foi descoberta por uma equipe de arqueólogos americanos e egípcios em um dos sítios arqueológicos mais proeminentes do Antigo Egito, comunicou o Ministério do Turismo do país norte-africano.

Segundo o ministério, tudo indica que se trata da “mais antiga cervejaria de alta produção do mundo”. Estudos apontam que a fábrica era capaz de produzir até 22.400 litros de cerveja ao mesmo tempo.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Mostafa Waziri, disse que a fábrica foi encontrada em Abidos, um antigo cemitério localizado no deserto a oeste do rio Nilo, cerca de 450 quilômetros ao sul do Cairo.

Waziri explicou que a cervejaria aparentemente remonta à era do rei Narmer, amplamente creditado por ter unificado o Alto e Baixo Egito e ter sido o primeiro faraó de uma dinastia que durou três milênios, até o Antigo Egito cair sob domínio do Império Romano em 30 a.C., após a derrota de Cleópatra na batalha de Alexandria.

Os arqueólogos encontraram oito unidades enormes de produção – cada uma com 20 metros de comprimento e 1,5 metro de largura. Cada unidade inclui cerca de 40 potes de cerâmica em duas fileiras. Estas bacias de cerâmica foram usadas para aquecer uma mistura de grãos e água para produzir cerveja, segundo Waziri.

Arqueólogos britânicos tomaram conhecimento da existência da cervejaria no início do século 20, mas sua localização nunca foi determinada com precisão. Agora a equipe formada por egípcios e americanos foi capaz de descobrir e escavar a fábrica.

A missão conjunta foi copresidida por Matthew Adams, do Instituto de Belas Artes da Universidade de Nova York, e Deborah Vischak, professora assistente de arqueologia e história da arte do Antigo Egito na Universidade de Princeton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner