O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou, nesta sexta-feira (19/2), o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, para integrarem o Conselho da República.
Ambos serão titulares do conselho, criado por lei em 1990 para deliberar sobre intervenção federal, estado de defesa, estado de sítio e questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas. O colegiado é presidido pelo presidente da República, responsável pela convocação das reuniões.
Em fevereiro de 2018, a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro foi chancelada pelos Conselhos da República e de Defesa Nacional, convocados pelo então presidente Michel Temer (MDB).
O órgão é composto pelo vice-presidente da República, pelos presidentes da Câmara e do Senado, pelos líderes da maioria e da minoria da Câmara e do Senado, pelo ministro da Justiça e por seis cidadãos brasileiros maiores de 35 anos de idade. Destes, dois são nomeados pelo presidente, dois pela Câmara e dois pelo Senado.
General Heleno e Paulo Skaf substituirão Jorge Luiz Macedo Bastos, ex-diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e Carlos Velloso, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que haviam sido nomeados pelo ex-presidente Michel Temer em 2018.
Além de Skaf e Heleno, também foram nomeados, como suplentes, o ministro-interino da Secretaria-Geral da Presidência e ex-chefe de gabinete de Bolsonaro Pedro Cesar Nunes Ferreira Marques de Sousa e o deputado federal e líder do PSL na Câmara Vitor Hugo (GO).
A atividade dos membros do Conselho da República não é remunerada e o mandato tem três anos, sendo impedida a recondução.
Por Metrópoles
Post Top Ad

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021
Bolsonaro nomeia Augusto Heleno e Paulo Skaf para o Conselho da República
Tags
# Política
Sobre Seridó 360
Política
Marcadores:
Política
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Post Top Ad

Sobre o Portal
A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário