Guarda ampara cidadão e evita tentativa de suicídio na Ponte Newton Navarro - Seridó 360

Post Top Ad

test banner

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Guarda ampara cidadão e evita tentativa de suicídio na Ponte Newton Navarro


Uma guarnição da Ronda Saúde da Guarda Municipal do Natal (RondaS/GMN) atuou nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (19), evitando uma tentativa de suicídio na Ponte Newton Navarro. Os guardas municipais patrulhavam a área quando se depararam com dois ciclistas que estavam tentando conter o cidadão de 22 anos que parecia em estado de depressão.

Na ocasião, os guardas agiram tranquilizando e amparando a vítima, sendo logo em seguida identificado os familiares que foram acionados para se fazerem presentes no local e conversar com a vítima. “O rapaz recebeu os familiares que o levaram em segurança para sua residência”, contou um dos guardas.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) veio realizando treinamentos sobre o Protocolo de Manejo do Risco Iminente de Suicídio, que são coordenados pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). A ação efetiva já alcançou mais de 600 agentes públicos de diferentes esferas governamentais em variadas funções. A ação tem o objetivo de concede ao agente público elementos que direcionam o atendimento a pessoas acometidas de tendências suicidas da maneira que a proteção e o amparo das instituições cheguem para solucionar a situação de crise.

O plano da Semdes é construir um fluxograma de atendimento e acolhimento à pessoa com comportamento suicida e um cronograma de capacitação para agentes públicos envolvidos com a temática. Nesse sentido, é elaborada uma sequência de procedimentos que devem ser seguidos pelos agentes públicos, desde o início da ocorrência até o tratamento devido a cada pessoa acometida de comportamento suicida.

Dados do Ministério da Saúde contidos no Boletim Epidemiológico sobre Suicídio no Brasil do ano de 2017, apontam que anualmente são consumados 11 mil suicídios no país, ou seja, um a cada 45 minutos. Configurando dessa forma, que o tema é um problema de saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner